Notícias
Instalação
Por dentro do conceito: a inversão do fluxo de potência devido a geração de energia solar
Energisul
O que é a inversão de fluxo de potência?
A inversão de fluxo de potência ocorre quando a energia gerada por um sistema solar instalado em uma unidade consumidora é direcionada para a rede elétrica, ao invés de seguir o fluxo tradicional da rede em direção à unidade consumidora.
Isso pode acontecer, por exemplo, quando uma ou várias unidades consumidoras em uma determinada área, possuem sistema de geração de energia e estão gerando mais energia do que estão consumindo em determinado momento.
Essa inversão, quando ultrapassa os limites técnicos da rede, pode causar problemas como sobrecarga, desequilíbrio de tensão e interrupção no fornecimento de energia, dependendo do caso.
Esse fenômeno pode afetar tanto a rede de baixa tensão quanto a rede de média e alta tensão, sendo importante ressaltar que a inversão de fluxo é natural no sistema elétrico, e o simples fato dela existir não configura danos ao sistema e deve ser analisada caso a caso.
Regras e regulamentações
As regras e regulamentações relacionadas à inversão de fluxo de potência foram estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), de acordo com o entendimento da Lei 14.300/2022 e acrescentadas na REN 1.000/2021 em seu artigo 73.
O artigo 73 define quais são as alternativas viáveis de conexão que a distribuidora deve apresentar ao consumidor, quando detectada a inversão de fluxo de potência. Assim como os detalhes que devem constar no orçamento de conexão, juntamente com a análise e as demonstrações da ocorrência da inversão de fluxo.
Análise das alternativas
Quando ocorre uma inversão de fluxo de potência, a distribuidora de energia deve realizar estudos para identificar as alternativas viáveis que eliminem essa inversão.
Foram estabelecidas cinco alternativas que devem ser analisadas pela distribuidora:
Reconfigurar o circuito ou remanejar a carga;
Definir um outro circuito para conexão;
Conectar em outro nível de tensão superior;
Reduzir a potência injetada de forma permanente;
Reduzir a potência injetada em horários específicos.
A distribuidora deve realizar uma análise completa de todas as alternativas, identificando aquelas que são viáveis e que apresentam o menor custo global. Esse fato tem sido alvo de cobranças por parte dos integradores de energia solar, para que o item seja cumprido em sua totalidade.
É importante que todas as alternativas sejam analisadas e apresentadas ao consumidor, que poderá escolher a melhor opção para seu projeto. Além disso, a distribuidora deve fornecer todos os parâmetros necessários para que o consumidor possa verificar os estudos realizados.